Revista do Brasil explica op‡Æo por Lula

(São Paulo) A Revista do Brasil deste mês traz como tema de capa um assunto que é, possivelmente, um dos mais importantes para o futuro do país nos próximos quatro anos: a escolha do presidente da República. Baseada em análise dos históricos dos partidos e dos candidatos que polarizam a disputa no segundo turno, a publicação assume a defesa da reeleição de Lula. “Se a realidade do trabalhador pesa na definição do voto, nunca foi tão fácil comparar para decidir: as duas forças políticas que estão em disputa já mostraram seu modo de governar”, explica o subtítulo da matéria. “Os trabalhadores já conviveram com os dois projetos em disputa e não podem admitir retrocesso.”

Na matéria, o presidente da CUT, Artur Henrique, lembra que se Lula não tivesse ganhado a eleição em 2002, o projeto do governo FHC que permitiria redução ou supressão de direitos dos trabalhadores – e que já havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados – teria sido aprovado. O projeto foi retirado do Senado no primeiro ano do atual governo – que considerou inadequado permitir o sacrifício de direitos trabalhistas num contexto de desemprego em alta e estrutura sindical carente de reformulação para fortalecer a representação da força de trabalho.

“Os grandes jornais, revistas, emissoras de rádio e TV deram ao debate eleitoral uma cobertura covardemente parcial. Não acho errado um veículo ter simpatia por uma candidatura. Errado é esconder isso da opinião pública e tentar, por trás de uma falsa independência, conduzir a agenda do país de acordo com seus interesses”, afirma o presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Luiz Cláudio Marcolino. “Ao assumir uma posição e expor as razões, baseada em experiências concretas de governos, a RdB e os sindicatos responsáveis por sua edição são transparentes perante os leitores. Mas é importante assinalar que isso não significa apoio incondicional: vamos cobrar, fiscalizar e acompanhar. E está comprovado que com o atual governo há mais espaço para isso. Os governos do PSDB sempre fecharam aos postas para o diálogo com os trabalhadores”, analisa Marcolino.

Outras pautas
Uma reportagem sobre a gravidez na adolescência aborda o problema sob o ponto de vista dos meninos, uma vez que a atenção dos especialistas, das escolas e do poder público é predominantemente voltada para o drama das meninas. O texto aborda a importância do afeto e da informação como forma de “prevenir ou superar o inesperado”.

A RdB registra ainda a vitória alcançada pelos movimentos de defesa de saúde do trabalhador, com a edição da medida provisória que deve ampliar a responsabilidade das empresas na prevenção das doenças ocupacionais.

Destaca também a energia das pessoas com deficiência para superar obstáculos e alcançar conquistas, lembrando que o Brasil tem uma legislação entre as mais avançadas do mundo nessa área, mas ainda tem muito a evoluir para colocá-la em prática.

Uma entrevista com o ator Paulo Betti, que estréia na direção de cinema com o filme Cafundó; as histórias de personagens folclóricos, perpetuados através de gerações, como o Saci, o Curupira e a Mula-sem-Cabeça, e sua importância na identidade cultural brasileira; a arte e a graça que fazem a força do circo também são assunto da Revista do Brasil em sua quinta edição.

Fonte: Seeb SP

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram