Seeb Barretos faz campanha por doa‡Æo de medula

(Barretos) O Sindicato dos Bancários de Barretos e Região e o Hemonucleo do Hospital de Câncer da Fundação Pio XII de Barretos, agendaram para o dia 13 de maio, véspera do dia das mães, a realização da campanha de doação de medula óssea. O sindicato montará uma estrutura no calçadão aproveitando o grande fluxo de pessoas, tendo em vista a abertura do comércio até as 18h00, e uma equipe do Hemonucleo fará a coleta e o cadastramento dos doadores.

 

Segundo o diretor de saúde do Sindicato dos Bancários, Alencar Theodoro de Souza Filho, a campanha terá inicio as 09h00 da manhã e prosseguirá até as 17h00. A entidade conclama todos os bancários bem como a população a mobilizar-se em prol da campanha trabalhando na divulgação do evento, bem como se cadastrando como doador. A campanha tem o apoio da Associação Comercial e Industrial de Barretos.

 

O procedimento é rápido, dura apenas dez minutos para doar 10ml de sangue e preencher o cadastro. Dos 10 ml de sangue faz-se a tipagem genética, um exame chamado HLA. A  tipagem de HLA e seus dados cadastrais são enviados para o REDOME- Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea no Rio de Janeiro. Se for compatível com algum paciente na fila de espera para transplante, é feito contato com o doador para saber se está mesmo disposto a doar e passar por série de exames. Naima Khatib do Hemonucleo do Hospital de Câncer da Fundação Pio XII, informou que existem duas formas da medula ser removida. A primeira é realizada por punção da veia periférica (como doar sangue), o outro método é puncionar diretamente a medula óssea do osso, do tutano.

 

O transplante de medula é necessário em casos de doenças como a leucemia e aplasia. A chance de se encontrar uma medula óssea compatível com a de outra pessoa no Brasil é de uma em um milhão. Em países com baixa miscigenação populacional o índice cai. A compatibilidade de medula entre parentes é de 25%, por isso a necessidade de se criar um banco de medulas ampliando as chances de transplante. Podem se cadastrar as pessoas em boas condições de saúde entre 18 e 55 anos.

 

Fonte: Seeb Barretos

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram