SEEBF-PI visita regionais para divulgar mobilização em defesa dos bancos públicos

 

O sindicato dos Bancários do Piauí visitou as regionais no interior do Estado para repassar informes sobre a Campanha Salarial 2017, bem como mobilizar a categoria no Dia Nacional em Defesa dos Bancos Públicos.

A primeira comitiva formada pelos diretores Odaly Medeiros, Emiliano Filho, Gilberto Machado e Marcos Vinicius esteve nas cidades Oeiras, Simplício Mendes, São João do Piauí e São Raimundo Nonato e visitaram as agências da Caixa, Banco do Brasil, BNB e Bradesco.

“Verificamos que nossa categoria e nossos colegas bancários do interior têm cobrado muito a presença do Sindicato, considerando a dificuldade que possuem de acompanhar as mudanças e a política que está sendo implantada no país e que anda a passo largo”, relata Odaly, acrescentando que foram repassadas todas as mudanças propostas e que estão em curso. “Percebemos que precisamos dar mais assistência ao interior e essa é uma cobrança justa”.

Ele conta que os empregados da Caixa, principalmente, ficaram muito assustados com relação às propostas de mudanças do governo, especialmente quanto a abertura do capital financeiro da Caixa e as questões da privatização que também estão previstas. “Precisamos fazer um trabalho bem esclarecido de tal forma que a categoria possa compreender que nesse momento a política é totalmente desfavorável a nós”, enfatiza.

Diante disso, Odaly reforça que a presença dos diretores para prestar esses esclarecimentos à categoria foi bastante positiva. Seguindo o calendário de manifesto público as quartas-feiras, na oportunidade, no dia 18/10, foi realizado o Dia Nacional de Luta em Defesa da Caixa, cuja mobilização aconteceu em frente à agência de São Raimundo Nonato, no horário de 8h às 9h. “Conseguimos reunir bancários do BNB, Bradesco, Banco do Brasil e Caixa, cuja mobilização se prolongou até o horário de abertura da agência e conseguimos envolver também os clientes no nosso manifesto”, diz, mencionando que agora a sociedade está acordando e compreendendo que só a unidade, o povo e a classe trabalhadora, juntos, conseguem fazer o governo.

A segunda comitiva formada pelos diretores Arimatéa Passos, Helena Ferraz, Francisco Reis Rego e Raimundo Nonato (Neide) esteve nas cidades de Amarante, Uruçuí, Ribeiro Gonçalves, Guadalupe, Baixa Grande do Ribeiro e Floriano. “O objetivo da viagem foi levar a mensagem do SEEBF-PI relativa à Campanha Salarial deste ano e explicar a situação de como aconteceu o acordo coletivo de dois anos (2017/2018). Também fizemos reuniões nas agências para divulgar a Lei Trabalhista e a Terceirização e em defesa da manutenção do emprego”, relata.

No dia 18, houve mobilização da categoria em frente a agência do Banco do Brasil de Floriano, com objetivo de alertar a população da necessária e absoluta permanência dos bancos públicos. “A gente sabe que quem faz financiamento produtivo nesse país são os bancos públicos. Até porque nenhum banco privado se interessa em financiar a agricultura e projetos sociais como Minha Casa, Minha Vida, por exemplo. E percebemos claramente a importância da permanência desses bancos públicos no interior do Estado por serem regiões carentes e distantes de Teresina que é o grande centro”, esclarece.

Para finalizar, Arimatéa informou ainda que os diretores farão visitas as regionais de Picos, Bom Jesus, além de Piripiri e Parnaíba. A intenção é pedir apoio da população, dos políticos da região para evitar o fechamento dos bancos públicos. 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram