Sem proposta, Bancários de Criciúma atrasam atendimento no Bradesco

Bancários de Criciúma retardaram hoje (29) o atendimento em uma hora nas três agências do Bradesco do Centro e uma do bairro Pinheirinho em Criciúma, onde o expediente iniciou às 12h para o atendimento ao público. São cerca de 70 trabalhadores nas quatro agências.

No dia 26 de julho, os trabalhadores atrasaram a abertura no Santander. O protesto acontece em todo o país e visa pressionar os bancos e, repudiar a postura da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) que entra nesta segunda-feira (29) na quarta rodada de negociação com o Comando Nacional dos Bancários, e última do calendário, sem sinalizar proposta decente para as reivindicações da categoria na sua Campanha Nacional Unificada 2016.

Na rodada de negociação realizada dia 24, os banqueiros argumentaram que os bancos estão “lucrando pouco e, ainda assim pagando excelentes salários”, pontuou o presidente do Sindicato dos Bancários de Criciúma e Região, Edegar Generoso. Discordando dos números dos banqueiros, Generoso observa que entre 2003 e 2016, por exemplo, os lucros cresceram mais de 150%, “enquanto a remuneração média dos bancários cresceu só 14,9%, abaixo do crescimento do ganho real acima da inflação, que foi cerca de 16%”, critica o sindicalista.

Reivindicações

As principais reivindicações dos bancários são a reposição da inflação do período mais 5% de aumento real, valorização do piso salarial, no valor do salário mínimo calculado pelo Dieese (R$3.940,24 em junho), PLR de três salários mais R$ 8.317,90, combate às metas abusivas, ao assédio moral e sexual, fim da terceirização. Além da defesa das empresas públicas e dos direitos da classe trabalhadora.

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram