Sindicato de BH e RegiÆo comemora 74 anos de luta

(Belo Horizonte) O Sindicato dos Bancários de BH e Região completa hoje, dia 27 de outubro, 74 anos de história, celebrando uma trajetória de lutas e conquistas importantes, que fazem da entidade uma referência do movimento sindical de Minas e do Brasil.

 

Desde a primeira greve vitoriosa, em 1946, até hoje, o Sindicato comandou inúmeras outras greves e campanhas nacionais, como a participação da resistência à ditadura de Getúlio Vargas, ao golpe militar e as campanhas “Diretas Já” e “Fora Collor”. Em 1983 os bancários tiveram participação decisiva na fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), da qual o Sindicato é filiado.

 

Em 1987, a CUT assume a direção do Sindicato e resgata a sua tradição de luta. A década de 80 marcou a redescoberta de sua vocação de mobilização e de garra. O Sindicato criticou abertamente os governos militares, clamou por democracia e garantiu espaço para os bancários no processo de abertura política e na Nova República.

 

A partir de 1990, novos desafios se colocaram para o Sindicato, que reinventou sua atuação, apostando numa ação mais cidadã e participativa do trabalhador. Passou a exercer um papel crucial na luta dos bancários na reestruturação produtiva, em defesa de seus direitos. Nesse ponto, o Sindicato modificou suas práticas e estratégias, fez uma ruptura, abandonou as antigas ações e inovou sua política institucional.

 

Ao longo destes 74 anos, o Sindicato construiu uma história pautada pela defesa intransigente dos direitos dos bancários, da liberdade de organização dos trabalhadores e da democracia. Numa visão mais ampla da ação sindical, os bancários de BH e Região foram além da luta pelo emprego, pelo salário e por melhores condições de trabalho, conscientes que era necessário extrapolar o âmbito da categoria e fortalecer a luta por cidadania e por um país mais justo e solidário. Surge daí a concepção do Sindicato Cidadão. Em todos esses anos de luta obtivemos conquistas importantes como: a primeira Convenção Coletiva Nacional, auxílio-refeição, auxílio-creche, Participação nos Lucros e Resultados (PLR), complemento para os afastados por doença e qualificação profissional. Este ano, além de um novo direito, que é a Parcela Adicional da PLR, também conquistamos a primeira Convenção Coletiva Unificada entre bancos privados, BB e CAIXA. E ainda conquistaremos muito mais.

 

Fonte: Seeb BH

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram