Sindicato de Rond“nia faz Encontro Estadual

(Porto Velho) Análise de conjuntura, problemas de assédio moral e debates sobre a campanha salarial deste ano foram os ápices das discussões durante o Encontro Estadual de Bancários e Cooperavitários de Rondônia, realizado pelo Sindicado dos Bancários de Rondônia no último final de semana, em Ji-Paraná, com palestras, plenárias e outras atividades que foram destacadas pelos profissionais que participaram do evento.  

O Encontro contou com a participação do representante da CONTRAF-CUT e Coordenador da Comissão de Empresa da Banco do Brasil, Marcel Barros, da Presidente da FETEC-CN, Sônia Rocha, do auditor da Delegacia Regional do Trabalho e Coordenador do Núcleo Pro-Dignidade, Vilmo Alves, de Fredson Batista, psicólogo e do presidente da CUT-RO, Itamar dos Santos Ferreira. 

"Trata-se de um evento que reuniu 110 trabalhadores, representando todas as agências bancárias e cooperativas de crédito do estado, para discussões em torno de temas importantes, como Campanha Salarial 2006, Eleições 2006, Assédio Moral, Ler/Dort e outros assuntos de interesse das categorias", conforme informou o presidente do Sindicato, Cleiton Silva. 

O assédio moral em agências bancárias foi o tema da palestra ministrada pelo auditor da DRT – RO, Vilmo Alves, que fez um apanhado do problema considerando-o uma agressão psicológica ao trabalhador. Durante a palestra, Vilmo esclareceu o que caracteriza assédio moral, fazendo com que o trabalhador fique exposto a situações humilhantes, constrangedoras e vexatórias. Segundo explicações do palestrante, o assédio moral caracteriza-se por um sistema perverso a favor do lucro, no qual o trabalhador adere ao jogo por medo de exclusão, acarretando sofrimento mental intenso e levando a vítima a apresentar diversos sintomas, como estresse, distúrbios do sono, depressão, entre outros. 

Outro tema abordado durante o Encontro foi quanto à Lesão por Esforço Repetitivo ou Distúrbio Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT), e a suas  conseqüências ao trabalhador, causando dores, discriminação e problemas psicológicos a exemplo da depressão.

A lesão é considerada um grande problema que vem sendo constantemente alvo de discussões, uma vez que muitos empregados de instituições financeiras do Estado sofrem com determinadas doenças ocupacionais.  

Durante a palestra sobre LER/DORT, foram exibidos vídeos com depoimentos de vítimas de acidente de trabalho e, ainda, os presentes participaram de uma sessão de ginástica laboral, chamando a atenção dos participantes. "O encontro foi destacado pelos participantes, garantindo, além de discussões sobre vários temas, uma integração entre os funcionários de instituições financeiras de Rondônia. É mais uma prova do trabalho sério que vem sendo desenvolvido pelo SEEB, buscando sempre melhorias para a categoria", disse Cleiton.

Fonte: Seeb RO 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram