Unicamp promove especializa‡Æo para sindicalistas

(Campinas) A Unicamp está com inscrições abertas para o curso de Especialização em Economia do Trabalho e Sindicalismo. O objetivo do programa é formar profissionais para ocupar posições de assessoramento ou direção de órgãos públicos e privados no campo da economia e relações de trabalho.

 

Poderão se candidatar ao curso profissionais, técnicos e pesquisadores com nível superior de ensino que estejam vinculados a entidades públicas ou privadas, tais como: sindicatos e centrais sindicais, empresas, órgãos de assessoria, Justiça do Trabalho, ou Ministérios e Secretarias do Trabalho ou de Economia. O candidato deverá possuir experiência profissional nas áreas de economia do trabalho, de relações de trabalho ou de sindicalismo.

 

A obtenção dos créditos regulares exigidos deverá realizar-se no prazo mínimo de 10 meses. Durante esse período, o aluno deverá cumprir no mínimo 96 créditos, correspondendo a uma carga horária de 1.240 aulas.

 

O candidato deve preencher a ficha de inscrição e entregar (ou enviar pelo correio) os seguintes documentos: Curriculum vitae, acompanhado de documentação referente às atividades profissionais, assim como de cópia do diploma do curso de graduação (e outros, se houver) e histórico escolar. Além disso, deve remeter um exemplar de cada um dos principais trabalhos publicados; declaração do candidato (ou do chefe imediato) assegurando que se dedicará com exclusividade e em tempo integral ao Curso pelo prazo mínimo de l0 meses, confirmando já ter encaminhado pedido de liberação à sua instituição para esse fim, nome e endereço de pelo menos três pessoas com as quais tenha trabalhado nos últimos 5 anos que se comprometam a enviar diretamente à Secretaria de Pós-Graduação do Instituto de Economia da Unicamp cartas de referência sobre o candidato.

 

Os alunos são selecionados anualmente por meio de concurso específico realizado pela Comissão de Pós-Graduação do Instituto de Economia da Unicamp. A seleção prevê, por ordem decrescente de importância, exame escrito sobre temas de atualidade em Economia Brasileira, análise do currículo, das cartas de referência e dos principais trabalhos e entrevista .

 

O curso é gratuito e, ainda oferece aos alunos regulares um número limitado de bolsas de estudo, dependendo da disponibilidade dos agentes institucionais financiadores. Recomenda-se aos candidatos pleitearem liberação com vencimento de suas instituições de origem, pois não há garantia de que a quota disponível de bolsas seja suficiente para todos os alunos regulares.

 

Fonte: Unicamp

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram