Vit¢ria dos banc rios: Banestes paga dias descontados de setembro

(Vitória) O Banestes creditou nesta terça-feira, 14, os dois dias referentes ao mês de setembro que foram descontados no salário pago em 20 de outubro. "Foi uma vitória dos bancários. O banco efetuou um desconto indevido, o Sindicato foi à Justiça e garantiu o pagamento aos funcionários. Trabalhador não tem que ser penalizado por fazer greve", disse o presidente da entidade, Carlos Pereira de Araújo, o Carlão.

 

Na avaliação de Carlão, essa decisão judicial abre nova perspectiva de negociação com o Banestes: "O banco se recusou a negociar qualquer cláusula antes de resolver a questão dos dias parados, criando um impasse. Essa decisão da Justiça abre a perspectiva de avanços nas negociações, pois esperamos que o Banestes não insista no corte dos dias de greve".

 

Da diferença de salário paga hoje foi abatida a mensalidade sindical não repassada pelo Banestes em outubro. Os filiados que não tiveram o desconto dos dias de setembro e, portanto, nada receberam hoje, vão pagar as duas mensalidades na folha de novembro.

 

Protesto

Os bancários do Banestes e diretores do Sindicato realizaram nesta terça-feira, 14, paralisação de uma hora na agência Cachoeiro, no município de Cachoeiro de Itapemirim, sul do Estado. O horário normal de funcionamento é a partir das 11 horas, mas hoje os clientes só começaram ser atendidos ao meio-dia, devido ao protesto dos bancários do banco que estão em campanha salarial. O auto-atendimento também ficou fechado durante toda a manhã.

 

Os diretores do Sindicato foram em caravana para Cachoeiro, levando uma banda de música e o tradicional sapo com os nomes do presidente do Banestes, Roberto Penedo, e do governador Paulo Hartung na boca. "Fomos muito bem recebidos pelos clientes do Banestes em Cachoeiro. Eles entenderam os motivos da paralisação e nos apoiaram", relatou o diretor do Sindicato Flávio Teixeira.

 

Ele também ressaltou a indignação dos funcionários daquela agência com a direção do banco. "Além do impasse sobre o reajuste salarial, os bancários vêm sofrendo muita pressão para cumprimento de metas", lembrou Flávio.

 

Essa paralisação foi a primeira no interior do Estado e a terceira após o retorno dos funcionários do Banestes ao trabalho, depois da greve de 18 dias. As outras paralisações aconteceram na agência Central e na agência Santa Lúcia, ambas localizadas em Vitória. A direção do banco havia prometido retomar as negociações após o fim da greve, mas nas duas reuniões que aconteceram o Banestes só falou em corte dos dias parados.

          

Fonte: Seeb ES

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram